Imagine que você finalmente conseguiu construir a casa dos seus sonhos, ou então, finalmente irá renovar um ambiente importante para você. Você planeja cada detalhe, desde a cor das paredes até os móveis, mas na hora de decidir o revestimento do piso, surge um dilema: piso vinílico ou laminado, qual escolher?
Embora sejam semelhantes à primeira vista, há diferenças cruciais entre esses dois tipos de piso que podem afetar diretamente a aparência, durabilidade e manutenção do seu ambiente. E é exatamente por isso que é importante entender as características de cada um antes de tomar a decisão final.
Vamos começar pelo básico e explicar as principais semelhanças visuais entre os dois revestimentos para depois entrar na principal diferença entre os pisos, que é a matéria-prima. É a partir dessa diferença de composição que o piso vinílico se sobressai e se torna a melhor escolha para sua obra.
Continue sua leitura e aprenda mais sobre os dois revestimentos!
Os pisos vinílicos e laminados possuem algumas semelhanças entre si. Uma das mais notáveis, sem dúvidas, é o quesito visual, com grande variedade de opções disponíveis.
Ambos podem ter diversas cores, texturas e acabamentos, imitando com maestria superfícies naturais nobres, como madeira e porcelanato e, até mesmo, o queridinho dos amantes de uma decoração mais industrial, o cimento queimado.
Dessa forma, tanto o piso vinílico quanto o laminado possuem uma ótima relação custo benefício e trazem sofisticação dos materiais mais luxuosos para seu ambiente sem você ter que pagar mais caro por isso.
Outro ponto de destaque para os dois revestimentos é a excelente sensação térmica ao toque, que deixa o chão bem confortável para quem gosta de andar descalço, inclusive nos dias mais frios.
A durabilidade de ambos também é ótima, embora o piso vinílico tenha mais predicados nesse sentido, como maior resistência a água e simplicidade de manutenção.
Por último, são práticos e facilitam a vida durante a instalação, sendo rápida nos dois tipos de piso. Contudo, as obras com pisos vinílicos são mais limpas e silenciosas por dispensar o uso de serra para fazer o recorte das peças para acabamento próximo da parede.
Mesmo com algumas semelhanças relevantes, não dá para deixar de falar que o piso vinílico e o piso laminado possuem muitas diferenças.
Tanto o vinil quanto o laminado são construídos de maneira semelhante, com uma camada de desgaste, imagem fotográfica e outra camada de substrato / sustentação. É justamente nessa última camada que está a principal diferença entre os revestimentos, cada um é fabricado com uma matéria-prima diferente.
O piso laminado é um produto muito tradicional no mercado brasileiro, tendo se estabelecido há muitos anos. O produto é fabricado com várias camadas fundidas através de um processo de laminação.
A ideia é simular madeiras por um valor mais acessível através de apliques fotográficos sob uma capa protetora transparente. A matéria-prima principal do laminado é uma camada de HDF (high-density fiberboard), similar ao MDF (medium-density fiberboard), porém com uma compactação e densidade maiores.
Já o piso vinílico, é um produto muito mais moderno, composto majoritariamente por vinil (policloreto de vinila) com plastificantes e cargas minerais para dar maior estabilidade dimensional. É a partir dessa diferença de composição que aparecem as principais vantagens do piso vinílico.
São muitas as vantagens do piso vinílico. Uma delas está na sua excelente capacidade acústica, pois não fazem barulho ao andar, sendo uma ótima solução para espaços com uso de salto ou presença de crianças e animais, por exemplo. Já os laminados propagam som facilmente e fazem o temido “toc toc”. Não à toa que o piso vinílico está ganhando a preferência na construção ou reforma de novos hotéis e lajes corporativas.
Outra diferença fundamental é que o piso vinílico, ao contrário do laminado, não estufa e nem enverga no contato com a água. O vinílico pode até mesmo ser instalado em áreas de banho, desde que utilizados os materiais de preparação corretos, como adesivos e impermeabilizantes específicos.
Por se tratar de um material sintético, o piso vinílico é hipoalergênico e não permite a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, diferente do laminado, o piso vinílico é resistente a cupins e outras pragas.
No quesito segurança, o vinil também sai na frente. O piso vinílico não propaga chamas e está de acordo com normas de segurança e prevenção de incêndios do Corpo de Bombeiros. Por isso, é muito utilizado nos segmentos de hotelaria, bares, restaurantes e espaços de eventos.
Por último, tanto o piso vinílico quanto laminado possuem opção de instalação clicada, comumente chamado 'flutuante'. Entretanto, apenas o piso vinílico possui a alternativa de instalação com cola e isso abre uma infinidade de opções exclusivas de paginação, como espinha de peixe ou chevron.
Pronto! Agora você já sabe quais as diferenças entre piso vinílico e piso laminado. As duas opções têm suas utilidades, mas ficou fácil perceber como o vinil pode ser o material mais indicado para quem quer combinar beleza estética, conforto acústico, instalação fácil e preços atrativos. Veja o vídeo abaixo para ter certeza da sua escolha:
Se você conferiu todo o nosso artigo, é bem provável que esteja considerando o piso vinílico como uma solução para sua casa, empresa ou mesmo apenas algum ambiente.
Definitivamente, é uma escolha inteligente, mas que só terá os melhores resultados se você contar com um produto com a máxima qualidade, como os vendidos pela Ruffino Acabamentos.
Preencha o formulário abaixo e solicite agora um orçamento para sua obra.
A Ruffino Acabamentos é uma empresa especialista em vinílicos, com mais de 10 anos de experiência e possui modelos que podem se adequar conforme sua necessidade. Somos pioneiros no mercado brasileiro, com revestimentos em concepções distintas, sempre com grande bom-gosto. Somos a escolha de diversos dos mais renomados profissionais de arquitetura, design e decoração por aqui.