Que os pisos vinílicos são uma grande tendência da arquitetura e decoração, você já sabe. Isso é devido às vantagens desse tipo de revestimento, como qualidade, durabilidade e facilidade de manutenção. Além disso, ele também confere uma beleza ímpar ao ambiente onde é instalado.
No entanto, é preciso ter alguns cuidados. Saber como realizar a limpeza corretamente é essencial para garantir que ele mantenha a boa estética e a valorização do imóvel por mais tempo.
Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe. Neste post, nós iremos:
— te explicar passo a passo da higienização;
— listar os principais erros na hora da limpeza e;
— contar 5 dicas úteis para você para deixar seu piso bonito por mais tempo.
Antes de mais nada, precisamos entender o que é um piso vinílico. Como já comentamos, ele tem conquistado mais espaço nas construções por se tratar de um material resistente, versátil, bonito, prático e com excelente custo-benefício.
Esse tipo de revestimento é feito em PVC (policloreto de vinila), plastificantes e cargas minerais. Por isso, é muito durável, de mínimo impacto ao meio ambiente e mais acessível quando comparado a outros revestimentos, como o porcelanato, mármore e piso de madeira maciça.
Quem não adora entrar em uma casa com o chão impecavelmente limpo e brilhando como novo? Para garantir que o piso vinílico seja mantido com aspecto de recém-instalado, é essencial ter cuidado na hora da limpeza. Mas não se preocupe, com as dicas a seguir, você vai descobrir que limpar o piso vinílico pode ser muito mais fácil do que parece!
Como você viu, é bem fácil limpar o seu piso vinílico. No entanto, se você deseja manter o seu piso vinílico em bom estado por muitos anos, é fundamental ter cuidado na hora da limpeza. Algumas atitudes aparentemente inofensivas podem comprometer a durabilidade e a estética do revestimento. Por isso, confira agora o que você deve evitar na hora de limpar o seu piso vinílico:
Com essas dicas, você pode evitar erros comuns na hora de limpar o seu piso vinílico e garantir que ele fique sempre bonito e durável. Lembre-se de que, ao adotar boas práticas de limpeza, você prolonga a vida útil do seu revestimento e mantém a beleza do ambiente por muito mais tempo.
Agora que você já sabe como realizar a limpeza do seu piso vinílico, que tal dar um conferida nas 5 dicas abaixo para aumentar ainda mais a vida útil do seu revestimento?
Apesar de os pisos vinílicos poderem até ser instalados em área de banho, quando utilizados materiais de preparação adequados, a grande maioria das instalações é executada com adesivos a base d'água.
Se o contato com água for frequente, o adesivo irá se diluir e perder sua habilidade de colar. Isso ocorrerá de maneira uniforme e as réguas do piso começarão a se soltar pelas pontas.
Tenha cuidado com infiltrações, afinal, o piso vinílico não é impermeável. A água pode entrar pelos espaços entre as réguas e causar mofo ou, até mesmo, danificar a estrutura do contrapiso.
A cera ajuda a manter o piso sempre bonito e aumenta sua conservação, porém não utilize qualquer tipo. É preciso optar pela cera acrílica, especifica para piso vinílico, que não deixa o revestimento com aspecto amarelado e nem danifica a superfície. Ela confere um brilho incrível e ajuda a ampliar a durabilidade do revestimento.
Importante! Antes de aplicar a cera, leia com atenção as instruções contidas na embalagem e tenha certeza que seu piso esteja bem limpo. Caso contrário a sujeira irá ficar abaixo da camada protetora, impossibilitando sua limpeza até que a cera seja removida novamente.
Após a aplicação da cera, aguarde cerca de 2 horas para a secagem completa do produto.
Para ambientes com médio e alto tráfego, como supermercados, academias e shoppings, o ideal é impermeabilizar o piso vinílico. Lembre-se sempre de contratar empresas especializadas para ter qualidade de serviço.
Viu como é fácil limpar seu piso vinílico e mantê-lo sempre bonito? Não é à toa que esse tipo de revestimento é o queridinho dos arquitetos e designers de interiores.
Lembrando, não utilize produtos de limpeza além do detergente neutro e esqueça palhas de aço, escovas, saponáceos e solventes, pois além de riscar o piso, podem desbotar a superfície do revestimento.
Ao seguir nossas dicas, você aumentará a vida útil do piso, sua resistência e durabilidade, além de diminuir os custos com sua conservação.
Gostou do conteúdo? Quer mais dicas como essa? Nos siga no Instagram.