Blog

  • Piso Vinílico, Pisos Vinílicos

    Vantagens do Piso Vinílico

    ruffinooutubro 17, 2018

    Resistente e reciclável, o piso vinílico é a nova tendência no mercado de revestimentos e vem ganhando cada vez mais destaque nos projetos de arquitetura e decoração. É um produto que pode ser instalado tanto em ambientes residenciais quanto comerciais e está caindo no gosto do consumidor.

    Isto não é por acaso! O piso vinílico possui uma ampla variedade de benefícios e vantagens em relação a outros tipos de revestimento, que vão desde a flexibilidade de cores e tamanhos até a facilidade de instalação e manutenção.

    Piso Vinílico é Bom?

    O fator mais levado em conta na hora de escolher um revestimento é a sua resistência, pois se trata de um bem durável e espera-se que ele persista por muitos anos até apresentar sinal de desgaste. Neste aspecto, o vinílico faz bonito.

    Piso Vinílico pode molhar?

    Pode sim! As réguas do piso vinílicos são à prova d’água, mas isto não significa que você pode sair jogando aos baldes em seu produto! Seu principal componente é o vinil, um material que não é afetado pela água, porém é preciso tomar alguns importantes cuidados antes.

    Na maioria das instalações é utilizado adesivo à base d’água, portanto se o contato com água for frequente o adesivo vai se diluindo e perdendo sua habilidade de colar. Isso irá ocorrer de maneira uniforme, de modo que as réguas do piso começarão a se soltar pelas pontas. Se a situação não for solucionada, as réguas poderão entornar e ficar permanentemente avariadas. É justamente por este motivo que você deve estar atento à umidade ascendente nas instalações em pisos térreos.

    Também é importante se preocupar com infiltrações, o piso vinílico não é impermeável! A água pode passar pelo espaço entre uma régua e outra e infiltrar no contrapiso, podendo causar danos estruturais graves. Outro problema que pode acontecer é o acúmulo de água debaixo do piso que pode gerar mofos!

    Diante disto, você pode imaginar que o piso vinílico não deve ser instalado em áreas molhadas, como cozinhas e, principalmente, banheiros.

    Errado!

    Apesar da instalação de vinílicos em banheiros ainda não ser muito comum no Brasil, essa possiblidade existe. A Mapei, especialista em adesivos e parceira estratégica da Ruffino Acabamentos, desenvolveu uma linha completa de materiais (Shower System 4 LVT) para permitir a instalação neste tipo de ambiente.

    Para assegurar a melhor durabilidade do seu revestimento, sempre contrate mão-de-obra especializada que garanta uma instalação de qualidade. Conheça as revendas indicadas pela Ruffino Acabamentos: http://www.ruffinoacabamentos.com.br/revendas

    Piso Vinílico risca?

    Como todo e qualquer tipo de revestimento, o vinílico é passível de riscos se não forem tomados os devidos cuidados. Detritos como areia são muito abrasivos para qualquer piso, por isso é sempre recomendável o uso de capachos em acessos externos, isto eliminará até 80% dos resíduos e sujidades do calçado. Além disso, é muito importante usar protetores de lã ou feltro nos pés dos móveis e cadeiras.

    Mas isto não significa que o vinílico não seja durável, muito pelo contrário! A capa de uso utilizada nos pisos vinílicos é extremamente resistente e é preciso aplicar uma força considerável para perfura-la e atingir o filme impresso, prejudicando o visual do produto. Além disso, capas de uso tratadas com Poliuretano Reforçado (PUR) oferecem proteção extra contra os pequenos riscos do dia-a-dia.

    Piso vinílico mancha?

    Não é possível afirmar que o vinílico é a prova de todos os tipos de manchas, porém para a maioria dos casos corriqueiros ele é bastante resistente.

    Isso se deve a sua capa de uso em policloreto de vinila e tratamento posterior em poliuretano. Ambos materiais são polímeros, cadeias de moléculas que se repetem por diversas vezes, garantindo ao revestimento uma proteção perfeita a nível microscópico.

    Para manchar o acabamento seria necessária uma reação química para quebrar as cadeias dos polímeros e afetar sua composição original. Evite o uso de produtos de limpeza solventes ou derivados de petróleo.

    Além disso, o piso vinílico não é muito resistente a raios ultravioleta e pode desbotar com o tempo se tiver contato frequente e prolongado com luz solar direta. Isso é mais comum de acontecer em ambientes face-norte (no Brasil), especialmente se tiver janelas ou portas de vidro que vão até o chão.

    Isto é resolvido facilmente com a utilização de cortinas. Outra possibilidade é aplicar o Mapecoat 4 LVT, da Mapei, que dentre outros benefícios, oferece proteção contra raios ultravioleta. Desta forma o seu piso fica 100% protegido da luz solar por determinado período! É essencial consultar o manual técnico do produto.

     

    Piso Ruffino Bravo Freijó Claro instalado em uma academia, demonstrando sua capacidade de resistência.
    Projeto por Natália Crosara e Rhayanne Kuckelhaus.

    Piso Vinílico é confortável?

    Esta talvez seja uma das maiores vantagens do vinílico frente a seus substitutos, o piso laminado e porcelanato. É um piso extremamente confortável ao pisar, ele é atérmico e sutilmente macio.

    Isto proporciona ao revestimento um conforto acústico muito agradável, não faz ‘toc-toc’ ao pisar e ao cair objetos metálicos, como anéis e moedas, o barulho é reduzido. Os vizinhos do andar de baixo e ou os colegas do escritório agradecem!

    O piso vinílico também é atérmico, ou seja, tem um baixo coeficiente de transmissão de calor e garante menor variação térmica. Na prática isso se traduz que ao pisar você não irá sentir que ele está frio no inverno e nem quente nos dias de verão.

    Apesar dessas propriedades de conforto, o piso vinílico não é um isolante térmico e nem isolante acústico. Caso realmente necessite dessas qualidades, procure profissionais especializados.

    Como limpar Piso Vinílico?

    Um grande benefício do piso vinílico é a sua fácil e barata manutenção. Como já dito anteriormente, este revestimento dificilmente manchará e, pelo mesmo motivo, a sujeira e pó não impregnarão com facilidade no produto.

    Outros tipos de revestimento necessitam de tratamentos específicos para renovarem sua aparência, como reposição de rejuntes, aplicação frequente de vernizes, raspagem, entre outras manutenções complexas. Já o vinílico foi idealizado para facilitar sua vida e manter a boa aparência e elegância por muitos anos!

    Para limpá-lo, comece passando uma vassoura de cerdas macias para retirar os detritos mais abrasivos. Caso opte por um aspirador de pó, utilize com bocal de cerdas.

    Em seguida, com auxílio de um rodo, passe pano úmido com sabão neutro de maneira uniforme em todo ambiente. É importante não utilizar solventes e derivados de petróleo, que agridam a superfície de poliuretano do piso.

    A limpeza frequente melhora a aparência do produto, aumenta sua durabilidade e reduz os custos de conservação. Também é possível aplicar cera para garantir uma camada extra de proteção ao revestimento, prolongando sua vida-útil.

    Além disso, para ambientes com médio e alto tráfego, como supermercados e academias, é recomendável a impermeabilização do piso. Lembre-se sempre de verificar a classificação de uso do piso e sempre contrate empresas especializadas nesse serviço para evitar danos ao produto.

    É fácil reparar Piso Vinílico!

    Outra grande vantagem é que num eventual caso de você danificar algumas das réguas, é muito fácil substituí-las. Lembre-se sempre de adquirir algumas peças sobressalentes do mesmo lote para garantir a mesma tonalidade em eventuais reparos.

    No caso dos pisos colados, basta remover as réguas danificadas e limpar a cola do contrapiso com esponja ou pano umedecido com água quente. Cuidado para não deixar a água escorrer para debaixo das réguas laterais que não precisam ser desinstaladas. Após remoção da cola antiga, proceder com a instalação normal do piso na área desejada.

    A situação para os pisos clicados pode ser um pouco mais complicada, a depender da posição dos danos. Neste caso, é preciso começar desencaixando as réguas, preferencialmente a partir da parede mais próxima, até chegar nas réguas que necessitam ser trocadas. Muito cuidado ao retirar as réguas para não danificar o click, não é necessário aplicar força para desencaixar!

    Piso Vinílico é Seguro?

    Sim! O piso vinílico é um dos revestimentos mais seguro existente no mercado!

    O vinil é auto extinguível e não propaga chamas, ou seja, em caso de incêndio, o piso somente irá queimar enquanto houver uma outra fonte de combustão presente em contato direto. É um produto de baixa combustibilidade e ignitabilidade e não existe chance de queima por faíscas ou calor. É importante entender que ele não se trata de um piso antichama ou corta-fogo.

    Uma característica interessante é que o vinílico é bem menos escorregadio do que porcelanato e até mesmo piso laminado, principalmente quando molhado. Isso ajuda bastante para evitar quedas acidentais! Novamente, é importante entender que isso não o faz um piso antiderrapante como alguns podem afirmar. Para ambientes comerciais, sempre fique atento às normas de segurança do trabalho!

    Anteriormente comentamos a respeito do conforto acústico do piso vinílico e explicamos que isso ocorre por ele ser sutilmente macio. Essa característica é fator preponderante para outro benefício, o menor risco de danos em quedas acidentais. Bebês, crianças e idosos são as maiores vítimas dos pequenos acidentes domésticos e naturalmente o piso vinílico torna-se um aliado importante aos ambientes que buscam oferecer maior segurança.

    Há ainda uma outra vantagem vinculada diretamente à nossa saúde. O piso vinílico é um revestimento antialergêrnico e garante higiene ampla aos ambientes. Para aqueles que sofrem de alergias respiratórias, dentre outras, esse tipo de revestimento não permite a acumulação de ácaros, fungos e outras partículas que poderiam estimular as crises alérgicas.

    Variedade de padrões

    É hora de criarmos! E com os pisos vinílicos, esse momento não tem limites. Imagine a possibilidade de trabalhar com inúmeras texturas diferentes, que simulam revestimentos em madeiras nobres, porcelanato, tacos, cimento, metal e outros tipos, e, ao mesmo tempo, oferecer as diversas vantagens anteriormente mencionadas.

    Essa imensa abrangência de texturas torna o piso vinílico opção bastante interessante para os mais modernos projetos de decoração e acabamento construtivo. Arquitetos, decoradores, designers de interior e demais profissionais do setor consideram esse tipo de revestimento uma das primeiras escolhas para seus projetos, sejam residenciais, corporativos ou comerciais.

    Muitas texturas. Grandes possibilidades de criação. Que tal unir a isso o acabamento perfeito ao seu ambiente? Pensamos nisso e nos tornamos pioneiros nos perfis para os pisos vinílicos. Todos os nossos pisos possuem juntas de dilatação e perfis redutores com tonalidade extremamente próxima às cores dos pisos. É a cereja do nosso sonhado bolo.

    Facilidade de Instalação: Seu piso pronto em 04 horas

    Muitas vezes agilidade é necessária para instalação de um revestimento, principalmente em obras comerciais como quartos de hotéis ou lojas, nos quais o tempo parado para reforma significa ociosidade, transtorno e perda de faturamento!

    Não negligenciemos também nossa residência. Quantas vezes a parte final da obra não atrasa? Por questão de dias de atraso, faz-se necessária a prorrogação de um contrato de aluguel ou mesmo uns dias a mais na casa de parentes, amigos ou hotel.

    Nessas situações o piso vinílico sai na frente, sendo um produto muito fácil e rápido de instalar. O tempo entre preparação do contrapiso, instalação do piso vinílico e circulação no ambiente é de apenas 04 horas.[1]

    Além de rápida, a instalação é bastante limpa e praticamente silenciosa. Após a regularização do contrapiso, necessita-se apenas de estilete, trena, martelo e, nos casos de pisos colados, adesivo.

    Não é preciso usar serras ou outras ferramentas barulhentas para cortar as réguas, basta um estilete e um esquadro para o corte! O esquadro é dispensável, pois a guia do corte pode ser feita com outra régua do piso.

    Mas e o rejunte? Essa é outra vantagem, não perca mais tempo com o rejunte. Por conta da dilatação mínima, as réguas devem ser encostadas umas nas outras, não sendo necessário qualquer produto para “disfarçar” o ponto de encontro entre elas. Além de mais elegante, é muito mais rápido.

    Dispense também as caçambas enormes. Economize. O aproveitamento excelente, em geral, o índice de perdas não supera 8% (essa decisão parte da revenda ou equipe de instalação especializada). 

    [1] Este é o tempo em um ambiente de 20m², com instalação do Piso Vinílico Nobile Click da Ruffino Acabamentos e preparação com o Planiprep Mapei. Tempo pode variar de acordo ao tipo de contrapiso.

    Piso Vinílico é Caro?

    Antes, vamos recordar rapidamente as vantagens: fácil de instalar, reciclável, boa resistência a água, manchas, riscos e, se utilizado o produto correto, ao sol. É muito confortável ao pisar com ótimo desempo termoacústico. Sua limpeza é simples e qualquer necessidade de manutenção pode ser rapidamente resolvida e, por fim, a segurança: não pega fogo, tem boa aderência e absorve quedas. Alie a isso a ampla variedade de padrões. Pronto.

    Diante de todos os benefícios apresentando imagina-se que o piso vinílico seja caro, certo? Quem ainda não conhece, poderia dizer que sim! Mas saiba você que está pessoa estaria errada. A ótima relação benefício-custo é a responsável pelo rápido crescimento dos pisos vinílicos e a Ruffino Acabamentos é fruto deste momento.

    Um último – e importante – comentário neste assunto: além do produto ser bastante competitivo no quesito preço, o seu custo de instalação quase sempre fica abaixo dos outros revestimentos de alto padrão.

    Se está convencido das vantagens desse produto, mas ainda tem dúvidas a respeito dos valores e/ou quer saber se o sonho de ter um piso vinílico em seu ambiente – seja ele residencial, corporativo ou comercial – cabe em sua realidade financeira, fale com uma de nossas revendas.

    Se ainda não está convencido, veja os comparativos abaixo e escolha pelo melhor!