Blog

  • Painel Decorativo

    Painel decorativo em PVC e suas vantagens

    ruffinooutubro 31, 2018

    O que é um painel decorativo?

    Aqueles que apreciam decoração adoram utilizar elementos que valorizam os ambientes e uma ótima opção para conseguir esse destaque é o painel decorativo em PVC, revestimento que garante personalidade para cada espaço.

    Mas você sabe o que é um painel decorativo em PVC? São forros de lâminas largas e padrões exclusivos feitos em PVC (policloreto de polivinila, um material resistente e reciclável) que podem ser colocados no teto ou na parede e apresenta como principais vantagens a beleza, fácil instalação e necessita de cuidados simples para manutenção.

    O painel decorativo Linear Metalizado, da Ruffino Acabamentos, foi usado no teto dessa cozinha assinada pela designer de interiores Priscila Viana no Projeto Mueller Ecodesign Social. (Foto: Nenad Radovic)

    Os painéis são extremamente duráveis e te explicamos o porquê: a pintura do painel é feita com impressão de alto brilho, aplicando um filme de poliéster revestido com tinta de transferência térmica a seco. Isso faz com que a tinta esfrie imediatamente após a impressão e se fixe ao painel, garantindo imagens nítidas de longa permanência.

    Na Ruffino Acabamentos, empresa pioneira no mercado de painéis decorativos em PVC, são dez opções de padrões, disponíveis nos comprimentos de 4 e 6 metros, podendo ser usadas em diversos conceitos decorativos.

    Aplicação nos projetos

    Os painéis decorativos em PVC são ideais para ambientes internos – comerciais ou residenciais –, podendo ser utilizados também em áreas úmidas como banheiros, piscinas ou vestiários. A aplicação é indicada para tetos e paredes, como uma alternativa às pinturas tradicionais e aos papéis de parede.

    Instaladores usando EPIs (equipamento de proteção individual) fazendo medição.

    Para instalar os painéis é muito fácil:

    • Contrate mão de obra especializada para garantir o bom desempenho da instalação e certifique-se de que o profissional utilizará os EPIs (equipamento de proteção individual). O instalador usará ferramentas específicas: régua, trena, martelo, fio de nylon, espátula, brocas de concreto, furadeira, serra, prumo, estilete e parafusos.
    • É preciso um planejamento prévio: escolher o método de instalação, o sentido das réguas do painel decorativo, a medir as superfícies, conferir a estrutura de sustentação – que será a responsável por segurar os painéis instalados –, e também definir a posição das luminárias e ventiladores, que devem ser fixadas nas guias principais e nunca diretamente nos painel decorativo.

    Limpeza e manutenção

    Para garantir a vida útil e boa higienização do painel decorativo em PVC é necessário utilizar somente água e detergente neutro – simples e rápido!

    E lembre-se de nunca usar água sanitária, produtos que contenham cloro ou que possuam derivados de petróleo na composição, pois esses podem corroer e danificar seu painel decorativo.