Blog

  • Piso Vinílico

    O que é Piso Vinílico?

    ruffinoagosto 17, 2018

    É comum ouvir sobre as vantagens do piso vinílico e tê-lo como opção para projetos residenciais e comerciais, porém é importante entender como este produto é fabricado e conhecer seus atributos para escolher o melhor para sua obra.

    Por este motivo, a Ruffino Acabamentos, especialista nesse assunto, te ajudará a entender melhor sobre esta nova tendência do mercado de arquitetura e decoração.

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE PISO HETEROGÊNEO E HOMOGÊNEO?

    O Piso Vinílico é feito com plastificantes, cargas minerais e seu componente principal, o vinil (PVC – policloreto de polivinila), é um material resistente e reciclável. Importante não confundir com piso emborrachado, que tem o látex como seu material principal.

    Quando comparado a outros materiais, o vinílico apresenta impacto mínimo ao meio ambiente, sendo uma opção durável, sofisticada e mais acessível, com custos até 70% menores em relação ao porcelanato, mármore e piso de madeira maciça.

    Os vinílicos podem ser classificados basicamente como Heterogêneo ou Homogêneo, dependendo de seu processo de fabricação:

    Piso vinílico homogêneo:

    • É preparado como uma massa única, sendo apresentada igualmente em toda sua espessura, inclusive na superfície. O vinil, plastificantes e cargas minerais são misturados e resultam em uma peça única, regular, e como seu nome já diz, homogênea. Neste tipo de acabamento não é possível utilizar camada de filme que simula madeira ou outras texturas, reduzindo suas possibilidades de uso.

    Piso vinílico heterogêneo:

    • É mais vibrante e possui uma aplicação bem mais variada que seu similar homogêneo, pois seu filme impresso permite infinitas possibilidades de decoração. É composto por várias camadas e cada uma oferece benefícios diferentes para o produto. Este revestimento também é conhecido por sua sigla em inglês LVT (Luxury Vinyl Tiles) e é uma alternativa mais resistente que o piso laminado. Por este motivo é erroneamente chamado de ‘laminado de pvc’.

    QUAL A IMPORTÂNCIA DA CAPA DE USO?

    Para conhecer sobre pisos vinílicos é necessário ter em mente que a espessura da capa de uso é o que define qual produto é o mais adequado para cada ambiente. A capa de uso pode variar de 0,1mm para uso residencial até 0,7mm para ambientes de alto tráfego, como aeroportos e supermercados.

    Não confunda com a espessura total, que pode variar de 2mm a 5mm e, sozinha, pouco importa para definir a capacidade de uso. A exceção fica para os pisos clicados em que espessuras inferiores à 4mm deixam o encaixe menos resistente.

    A capa de uso é o segredo da durabilidade dos pisos heterogêneos. Ela é uma camada transparente e altamente resistente feita de vinil puro, porém é importante estar atento aos tipos de tratamento existentes que a capa de uso pode receber:

    Tratamento em PU:

    • É uma versão leve de poliuretano (PU) que existe para proteger o acabamento durante a construção e processo de limpeza pós-instalação. É muito mais uma solução de controle de danos a curto prazo do que um benefício a longo prazo. Capas de uso tratadas com PU quase sempre exigirão um polimento ou selamento no futuro para protegê-los e mantê-los como novos, especialmente em aplicações comerciais.

    Tratamento em PUR:

    • É uma versão muito mais pesada de poliuretano. Enquanto PU é apenas uma camada superficial, o PUR foi tratado e depois curado com raios ultravioleta. Este processo proporciona ao produto uma manutenção sem polimento vitalícia, reduzindo drasticamente o custo de conservação. Alguns estudos apontam que os clientes que optaram por um revestimento tratado com PUR conseguem economizar entre 30% e 45% nos custos de manutenção. 

    Além dos atributos técnicos, a capa de uso também é responsável por duas características visuais do produto. É ela que dá o relevo desejado às réguas, simulando relevos de madeiras, pedras, cimento, etc., podendo ainda ser apenas lisa. Por último, a capa de uso também determina o grau de brilho que o acabamento terá.

    Todos os pisos da Ruffino Acabamentos possuem a capa de uso com finalização PUR (Poliuretano Reforçado), que garante melhor resistência e manutenção mais simples. Conheça a nossa coleção completa de pisos vinílicos: http://www.ruffinoacabamentos.com.br/produtos/piso-vinilico

    PARA QUE SERVEM AS CAMADAS DO PISO VINÍLICO?

    Além da Capa de Uso explicada acima, o piso vinílico heterogêneo ainda possui várias outras camadas que proporcionam benefícios técnicos adicionais.

    A camada interna serve para dar maior espessura e geralmente é composta com mais carga mineral e menos plastificantes para deixar o produto mais firme. Por outro lado, a base do piso possui relevo e contém muito mais plastificantes para aumentar a aderência no contrapiso e adesivo.

     

    Já o filme impresso é o principal responsável pelo visual do revestimento e pode simular madeiras, pedras, mármores, porcelanato e quaisquer outras texturas ou padrões desejados.

    Por último, as réguas podem conter opcionalmente uma camada de fibra de vidro e seu principal benefício é garantir estabilidade dimensional extra. Essa camada é muito importante para as linhas de tráfego intenso e fundamental em qualquer piso clicado.

     

    INSTALAÇÃO: CLICADA, COLADA OU AUTOPORTANTE?

    No momento da compra é importante conhecer sobre as diferentes formas de instalação para saber qual tipo é o mais adequado para sua obra.

    • Piso Colado: O piso vinílico colado possui um custo mais baixo que o clicado, porém demanda que a preparação do contrapiso esteja perfeita, exigindo mão de obra bastante especializada e materiais de preparação de alta qualidade. Esta preparação é muito importante para garantir que a cola utilizada tenha máxima aderência e que o piso não apresente as imperfeições do contrapiso.

    Através de fornecedores especialistas, a Ruffino Acabamentos oferece a seus clientes a solução completa para preparação e instalação dos pisos. Conheça o produto adequado para cada tipo de contrapiso: http://www.ruffinoacabamentos.com.br/produtos/piso-vinilico/preparacao-e-instalacao

     

    • Piso Clicado: O piso vinílico de encaixe é a variedade mais prática do produto, pois não necessita de cola e, em alguns casos, dispensa preparação muito elaborada do contrapiso. Porém, para garantir maior durabilidade do encaixe é recomendável que a instalação do produto seja feita sempre sob superfícies niveladas, aderentes e estáveis, evitando que o piso não deslize, não entorte e nem se eleve ao pisar. É importante verificar qual tecnologia de padrão de click é utilizada pelo fabricante, caso for de baixa qualidade o encaixe quebrará com muito mais facilidade e não resistirá ao longo do tempo.

    Todos os pisos clicados da Ruffino Acabamentos possuem camada de fibra de vidro para garantir maior estabilidade dimensional e utilizam a segunda geração do padrão patenteado click Unifit®, o mais resistente do mundo. Veja os pisos vinílicos clicados da Ruffino instalados: http://www.ruffinoacabamentos.com/ambientes

     

     

    • Piso Autoportante: Os pisos autoportantes normalmente são indicados para ambientes com piso elevado, podendo ser instalado diretamente no contrapiso. Esta variação não possui sistema de encaixe e em ambientes pequenos podem nem necessitar de adesivos. Por serem bastante pesados, sua estabilidade consiste apenas na aderência das placas no contrapiso.

    Para garantir à obra o melhor resultado possível, é essencial que a instalação seja realizada por revenda ou equipe de instalação especializada em piso vinílico. Veja as revendas recomendas pela Ruffino Acabamentos: http://www.ruffinoacabamentos.com.br/revendas


    A Ruffino é especialista em Piso Vinílico, compre de quem entende do assunto!

    Seja qual for sua escolha, a Ruffino Acabamentos oferece a solução completa para pisos vinílicos, desde a preparação do contrapiso e adesivos até acabamentos como rodapés e perfis T e redutores nas cores dos pisos. Conheça os nossos acabamentos: http://www.ruffinoacabamentos.com.br/produtos/piso-vinilico/acessorios