Blog

  • Piso Vinílico, Pisos Vinílicos

    Como instalar Piso Vinílico

    ruffinosetembro 13, 2018

    COMO INSTALAR PISO VINÍLICO

    Variedade de cores e tamanhos, fácil aplicação, durabilidade, praticidade na manutenção e menos impacto ao meio ambiente: o leque de qualidades dos pisos vinílicos é imenso e por isso o material está cada vez mais em alta em projetos residenciais e comerciais. O piso vinílico é feito com policloreto de polivinila, plastificantes e cargas minerais, resultando em um produto resistente e reciclável que garante um acabamento de qualidade para as ambientações. 

    Mas o ponto inicial a se pensar antes de aproveitar as vantagens desse piso é: você sabe como instalar piso vinílico? Quais os materiais necessários para isso? Sabe como o contrapiso deve estar preparado para receber o material? Ou então, sabe como colocar o piso vinílico sobrepondo outros tipos de piso? Então prepare-se para conhecer os detalhes da instalação com as informações da Ruffino Acabamentos.

     

    Instruções gerais e básicas

    Antes de descobrir como instalar piso vinílico é preciso conferir alguns pontos importantes:

    1. Cheque os lotes para instalar em cada ambiente pisos do mesmo conjunto de fabricação – isso garantirá a uniformidade da cor. Verifique também se existe algum defeito visível nos pisos e se encontrar algo entre em contato com a revenda onde comprou antes de começar a trabalhar com o produto.
    2. O armazenamento correto dos pisos vinílicos é essencial. O adequado é que fiquem em locais fechados, ventilados e com temperatura constante entre 15ºC e 25ºC. Além disso, as caixas devem ficar acomodadas em áreas limpas e planas na posição horizontal para evitar que as réguas sofram deformidades.
    3. Para instalar de forma correta e segura, contrate mão de obra qualificada e que use os equipamentos (óculos, protetores auriculares, luvas, máscaras, botas de borracha e até capacetes, se necessário) e ferramentas (desempenadeira dentada, estilete, lápis, trena e esquadro) adequados para a função.

    Verificação e preparação do contrapiso antes de instalar piso vinílico

    A instalação do piso vinílico é simples, ágil e mais higiênica do que outros tipos de revestimento, mas para um bom resultado é essencial que o contrapiso esteja limpo, seco e nivelado. Os contrapisos permitidos para instalar piso vinílico são: cimentado; cerâmico, granito ou mármore com juntas inferiores a 3 mm; mezanino; e piso aquecido, e cada um deles necessita de uma preparação específica realizada por um bom instalador.

    • Contrapiso cimentado: Fique atento às condições do piso, pois nunca se deve instalar o piso vinílico em uma superfície com irregularidades. Para garantir um piso regular é preciso utilizar uma massa preparadora e para corrigir ondulações e desníveis use cimento autonivelante e primer para cimentado.
    • Contrapiso cerâmico, granito ou mármore: Nesse caso é essencial regularizar desníveis e rejuntes. Caso os desníveis sejam superiores a 3mm, o instalador deve remover e fazer uma nova base.
    1. Para cerâmicas e pedras não vitrificadas recomenda-se massa preparadora;
    2. Em porcelanato polido ou pedras vitrificadas, primer para cerâmica + massa preparadora;
    3. E vale prestar atenção: se tiver um grande desnível que precise de uma camada mais grossa para corrigir a sugestão é usar primer para cerâmica + cimento autonivelante.
    • Mezanino: Somente se estiver totalmente travado, com painel wall, placa cimentícia ou laje de concreto. Ele precisa estar devidamente regularizado e não pode haver desnível entre as placas.
    • Piso aquecido: Deve estar com a temperatura máxima permitida de até 27°C.

    Além disso, é importante saber também em quais contrapisos não se pode instalar piso vinílico: pisos de madeira, cimento queimado, pedras ou cerâmicas com juntas maiores que 3 mm, outros pisos vinílicos, pintura acrílica ou epóxi, pisos com adesivo betuminoso (aqueles com cola preta) e em áreas externas.

    Piso vinílico clicado

    O piso vinílico clicado é um produto de muita praticidade, conta com sistema click de encaixe. Os pisos clicados dispensam cola e mantas acústicas, são de instalação silenciosa e limpa e podem ser aplicados sobre a maioria dos revestimentos existentes. Após a finalização da instalação, já é possível circular no ambiente! Na Ruffino Acabamentos, os pisos clicados estão disponíveis nas linhas Nobile e Sofisticato.

     

    • Aplicação: A primeira fileira de réguas deve ser colocada da esquerda para direita, com o lado macho para a parede. É recomendado deixar um afastamento da parede, entre 3mm e 5 mm – a distância precisa ser respeitada para evitar riscos de desencaixe ou empenamento do piso. A instalação deve ser sempre iniciada pela parte frontal e depois seguir para a lateral. Seguindo essa sequência, os pisos ficarão encaixados firmemente.
    • Recortes: Basta riscar a linha do corte com o estilete e pressionar ligeiramente para quebrar a régua na linha marcada. Simples e rápido!

    Piso vinílico colado

    É muito importante fazer uma preparação de contrapiso impecável para instalar os pisos vinílicos colados – por isso é muito importante uma mão de obra altamente especializada. Antes da instalação o contrapiso deve estar nivelado e sem umidade. As linhas Bravo, Sofisticato e Nobile são as opções da Ruffino Acabamentos para pisos vinílicos colados.

     

     

    • Adesivo: Antes de instalar o piso vinílico colado escolha um adesivo de qualidade, pois se ele não for adequado pode causar danos ao piso vinílico e com isso você perder a garantia de seu produto. Os adesivos devem ser aplicados com desempenadeira dentada – os dentes devem ser estreitos e profundos, para que a cola fique com no mínimo 1 mm de espessura. Após aplicação, observação especial ao tempo de secagem. É importante espalhar o adesivo em uma pequena área para que a cola não seque e perca sua aderência e os movimentos devem ser circulares.